Domingo, 23 de novembro de 2014
Novo Doe
Movimentos Sociais
24.02.2012
Indígenas e governo panamenhos não mudam de posição em diálogo mineiro
Adital

As comissões da Coordenação pela defesa dos Recursos Naturais e Direitos do Povo Ngöbe-Buglé e Camponês e o governo panamenho reiniciaram segunda-feira (20) o diálogo mineiro sem variar em suas firmes posições.

Até agora não há nada que indique o contrário, pois os indígenas seguem em sua crença de que a construção de hidrelétricas em zonas anexas às regiões, como a de Barro Blanco, os prejudica. Enquanto o governo insiste na necessidade de desenvolvê-las para baratear os custos de eletricidade.

Consequentemente, os indígenas sustentam que, simplesmente, devem ser abolidos esses projetos e o governo mantém que os mesmos são importantes à economia do país.

A região de Ngöbe-Buglé, área protegida por lei, ocupa grande parte da Cordilheira Central, onde nascem os rios mais volumosos de Veraguas, Chiriquí e Bocas Del Toro, e suas águas são como um ser vivo intocável para os indígenas.

Fontes da Coordenação disseram que o governo havia se comprometido em utilizar o feriado do carnaval e o adiamento do diálogo para negociar com os empresários donos das obras a suspensão do projeto Barro Blanco, que, segundo os indígenas, afeta 40 comunidades, o que não aconteceu.

"Pedimos-lhe para investigar minuciosamente as implicações desse projeto com a finalidade de avaliar os perigos reais para a região", declarou Alberto Montezuma, fiscal da Coordenação, em um programa de televisão.

O ministro do Governo, Jorge Ricardo Fabrega, respondeu "nós estamos nisso", quando foi abordado por um possível freio da hidrelétrica Barro Blanco, cujos arrendatários afirmam já ter investido cerca de 100 milhões de dólares, mas não deu mais detalhes.

 

A notícia é de Prensa Latina.


Link permanente:
Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para:
Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil
Início
Adital na Rede
Artigos mais lidos (nos últimos 7 dias)
  1 2 3 4 5  
Notícias mais lidas (nos últimos 7 dias)
  1 2 3 4 5