Lunes, 28 de julio de 2014
04.12.2009
Começou hoje no Espírito Santo o II Fórum de Mídia Livre
Adital

Teve início hoje (4) pela manhã, na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, região Sudeste do Brasil, o II Fórum de Mídia Livre (FML). O evento, marcado estrategicamente para acontecer após as Conferências Estaduais de Comunicação, tem como finalidade unir as demandas dos midialivristas de todo o país em apenas uma agenda, que será levada para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), marcada para iniciar daqui a 10 dias, em Brasília.

O evento segue até domingo (6) com ampla programação: desconferências temáticas, conferências, mesas de debate, oficinas de produção de mídia, seminário ‘A morte do Pop-Star’, transmissão ao vivo de palestras e oficinas pela internet, encontro nacional dos pontos de mídia (ligados ao Ministério da Cultura), encontro nacional de blogs políticos, colóquios, além do I Festival de Música Livre.

Temas como a democratização e o controle social das concessões públicas de Rádio e TV que já vinham sendo discutidos desde o I Fórum de Mídia Livre, que aconteceu em junho de 2008, continuarão em pauta. Contudo, novas demandas também serão levantadas. Entre as principais estão a universalização da banda larga e a democratização das verbas públicas de publicidade.

A estimativa é de que cerca de 250 pessoas tenham comparecido à Universidade Federal para participar do Fórum. Segundo Fabio Malini, coordenador local do Fórum, hoje, após a abertura, as atividades foram dedicadas às discussões sobre novas formas de financiamento a partir de novas formas de mercado. O fator econômico ainda é o principal desafio dos midialivristas que almejam viver dignamente do seu trabalho.

Entre as próximas atividades da programação, Malini destacou o “Encontro Nacional de Blogs Políticos”. Estarão presentes no encontro dos blogs políticos Luis Nassif, Altino Machado, Rodrigo Vianna, Renato Rovai, Luiz Carlos Azenha e Altamiro Borges.“Durante este momento queremos discutir a possibilidade de construir uma rede alternativa às grandes empresas de comunicação para realizar a cobertura das eleições”, explica.

Ao final do FML será realizada uma Assembleia Geral com todos os participantes para gerar um documento em que estejam definas todas as propostas de luta para 2010 e a agenda com as propostas políticas a serem levadas para a 1ª Confecom.

Os interessados em participar do II Fórum de Mídia Livre ainda podem se inscrever pela internet em http://www.forumdemidialivre.org/. O evento é aberto e gratuito.

Link permanente:
Al publicar en medio impreso, haga el favor de citar la fuente y enviar copia para:
Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil

Vea más:




- Listar noticias de:
- Listar noticias de: Medios de Comunicación

- Listar noticias del país: Brasil
Inicio
Adital en la Red
Artículos más leídos (en los últimos 7 días)
  1 2 3 4 5  
Noticias más leídas (en los últimos 7 días)
  1 2 3 4 5